segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saudade

Meu Deus! De repente lembrei de ti e como senti saudade! Daquelas de sufocar, calar, marejar os olhos d'água abruptamente. Como fazes falta em minha vida, AINDA, apesar de teres partido há quase vinte anos.
Minha mente enxergou nitidamente o teu sorriso, escutou tua voz, sentiu teu abraço. Gostava de sentar ao lado da tua cadeira de balanço e narrar os princpais acontecimentos do dia. Nada significativo, mas tu escutavas com tanto interesse minhas bobagens juvenis...Nunguém mais soube ser assim comigo. Ninguém mais foi minha amiga como tu foste, Vó.
Nem mesmo minha mãe, que eu amo mais que qualquer pessoa, soube me amar como tu. Sempre me senti parecida contigo. Aparente frieza, pseudo-indiferença guardando uma doação sem limites a quem fosse honesto e justo contigo. Eu herdei estas características. Sou extremada, correta, verdadeira. Meu amorfismo é pura impressão de quem vê aqui de fora. Dentro, eu sou toda cheia de ângulos, formas e prismas.
Dentro de nós Vó...Na beira da janela quando se avizinhava o temporal. A duas ali, silenciosamente conversando. A senhora me ensinou tantas coisas com os silêncios. Quantas vezes observei a vida passar contigo. Carros, motos, bicicletas, trabalhadores correndo, e nós, ali, quietas, paradas escrevendo a vida através do olhos do nosso pensamento.
Lembra dos atrasos do pessoal, Vó? De como a senhora ficava aflita e corria de uma porta à outra em passos curtos e nervosos. Pois é...Um dia a senhora se atrasou, se atrasou pra sempre, nunca mais voltou.
Aqui em meu interior fiquei conversando contigo, tal qual aqueles finais de tarde sentada à  janela. Não olho mais o movimento dos transeuntes, não espero mais. Quem eu esperava, há muito se foi.
Ficou a lembrança. Do teu cheiro, dos teus lenços de cabelo, do teu talco...Teus olhos opacos, tuas mãos enrrugadas e o antagonismo que isso significou, pois, dentro de ti, jamais a vida perdeu o brilho, jamais houve rugas em tua alma.
Infelizmente, acho que não consegui herdar este bem maior. Talvez a senhora não se orgulhasse de mim, tão fraca me tornei. Creio que uma das únicas coisas que não mudou tenha sido o amor que sinto e sentirei por ti, pra todo o sempre.
Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário