quinta-feira, 19 de maio de 2011

A bênção da ignorância

Como é bom sermos ignorantes em certos aspectos. Pouco sabemos e com pouco nos incomodamos. A vida é menos complicada, e os dias seguem uma lineariedade tranquila.

No entanto, basta um apenas o desvendamento de alguns fatos, para que nossos tormentos se instalem nos deixando tensos, mal-humorados e rabugentos.

Às vezes, observo as pessoas culturalmente menores, e as invejo profundamente. São mais leves, menos pretenciosas, pouco as conteta. Não almejam coisas inalcançáveis para si. Assim, vivem com qualidade superior a mim, tem mais momentos felizes e são mais plenas em suas existências.

Pensando nisso tenho tomado algumas atitudes e me aproximado de pessoas com histórias e contigências bem diferentes das minhas. Pasmem! O que parecia medíocre tem sido um excelente lenitivo para minhas horas de questionamentos torturantes. Conselhos até bem pouco tempo atrás encarados por mim como simplórios, agora tem se mostrado cheios de sabedoria. E a vida segue apresentando suas surpresas. Mais um dos meus "bouleversements". Ouço coisas excessivamente prosaicas e me inundo de uma simplicidade pueril. Passados apenas alguns instantes, e é como se eu tivesse ingerido um analgésico potente. As caraminholas se dissipam, as indagações diminuem e a esperança no porvir é redobrada.

Só posso concluir que ignorância, ao contrário do que os grandes teóricos dizem, é uma grande bênção. Evita dispesia, aumenta sua expectativa de vida e lhe traz alguns outros benefícios que  preferiro não discorrer aqui rsrsrsrs.

Fica a dica. Alienar-se pode ser gostoso. Da próxima vez que sair à rua, navegar na internet ou conhecer alguém muito diferente do seu quadro de amizades, dê uma chance. Não só a esta pessoa, como a você mesmo. Pode ter encontrado seu bilhete premiado de loteria e estar em vias de descartá-lo, achando que se trata de apenas mais um extrato bancário antigo e sem valor. Atente para os menos favorecidos intelectualmente, pois até eles tem lições a dar. Viva com menos circunscrições preconceituosas você puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário