quinta-feira, 6 de julho de 2017

Texto da minha conterrânea Mari Messias para o "Lugar de Mulher" - Indagação pertinente

Durante boa parte da vida lidei com a ideia de que minha grande redenção só viria pelo
perdão. Porque é preciso perdoar estupradores, agressores, manipuladores, torturadores,
mentirosos, assediadores, traidores. Todos os defeitos dos homens, toda a violência misógina.
A única forma de viver com isso é perdoando. Perdoando e superando. Mas será?
Quero dizer, sei que para algumas mulheres é assim que funciona, mas não pra mim.
Eu nunca me senti mais forte tentando pensar de maneira elevada em misóginos vaidosos.
A demanda por perdoar perdoar perdoar é, tantas vezes, cruel e inumana.
E mais, essa demanda também é uma reafirmação da feminilidade, que enfraquece e fragiliza mulheres para nos manter em nosso lugar, o de cuidar e aceitar homens, sempre perdoando e superando suas culpas. E mais, toda essa cultura de perdão vem apoiada no conceito de “superar”, só que algumas coisas deixam traços.
Assim como eu sempre vou sentir algum tipo de amor por alguém com quem me relacionei e amei muito, também tenho experiências ruins que deixaram lembranças.
A vida é formada por experiências e garanto que todas as mulheres do mundo preferiam não ter nenhuma vivência violenta e só manter traços agradáveis do passado, apenas não é o caso.
E não é o caso porque vivemos em uma sociedade misógina, não porque escolhemos assim.
Daí que esse papo de perdoar e superar, além de ser uma forma de culpabilizar a vítima, ainda é um jeito bastante cruel de nos simplificar.

Pseudo-espiritualidade fez do perdão um marcador de virtude pessoal.
Se tu perdoa, então é iluminado (…) Essa atitude ignora que a escolha por não perdoar pode vir de um lugar de força e pode representar uma resposta legítima para as ações e o lugar de um agressor na sociedade (…)
O verdadeiro perdão é uma realização, mas negar a validade de outros caminhos de cura minimiza a
verdade e apaga outras formas igualmente autênticas de seguir adiante.

Toda vez que alguém me diz que devo superar e perdoar o que eu ouço é uma pessoa me dizendo
que eu devo apagar uma parte do meu trajeto de vida, só que isso não rola e está longe de ser algo
saudável.
Mas toda vez que alguém me diz que devo superar e perdoar também sei que só eu
sofro essa cobrança, que quem praticou a violência, como é comum, saiu ileso do que impôs.
Sem traumas e sem cobranças por perdão e superação. E eu não posso concordar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário